Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorGondim, Elnoraspa
dc.date.accessioned2010-12-17 00:00:00
dc.date.available2010-12-17 00:00:00
dc.date.issued2010-12-17
dc.identifier.issn0124-6127
dc.identifier.urihttps://revistasojs.ucaldas.edu.co/index.php/discusionesfilosoficas/article/view/566
dc.description.abstractA ênfase na liberdade individual e na igualdade de todos os cidadãos vista nos dois princípios de justiça  rawlsianos faz com que a justiça como eqüidade efetue uma articulação entre a liberdade individual e a  coletiva explicitamente vista nas duas faculdades morais contidas na concepção de pessoa da teoria  rawlsiana, isto é, na idéia de racionalidade e na concepção de razoabilidade. Portanto, desta maneira, Rawls  elabora uma articulação entre o público e o privado inserindo, assim, na justiça como eqüidade tanto a  tradição antiga de liberdade quanto a moderna. Na justiça como eqüidade, a utilização do método do  equilíbrio reflexivo, a autonomia, a liberdade, o conceito normativo de pessoa, o procedimentalismo puro, a  ordem lexicográfica atribuída ao primeiro princípio, à concepção política de justiça e a base pública de justificação, isto tudo mostra que Rawls considera tanto a liberdade dos antigos quanto à dos modernos e, com base neste argumento, constata-se um forte suporte conceitual que aponta para o modelo rawlsiano de justificação: o coerentista.spa
dc.description.abstractThe emphasis in the individual freedom and the equality of all citizens as it appears in the two Rawlsian principles of justice causes that justice as fairness be part of an articulation between the individual freedom and the collective one as explicitly seen in the two moral faculties contained in the conception of person of the Rawlsian theory, that is, in the idea of rationality and in the conception of reasonableness. Therefore, Rawls elaborates an articulation between the public and the private inserting justice as fairness in such a way that he is able to integrate the old tradition of freedom as well as the modern one. In justice as fairness, the use of the method of reflective equilibrium, autonomy, freedom, the normative concept of person, pure procedimentalism, the lexicographical order attributed to the first principle, the political conception of justice and the public base of justification, show that Rawls considers the freedom of the ancients in the view of the freedom of the moderns and, on the basis of this argument, provides strong conceptual support for his model of justification: a coherentist one.eng
dc.format.mimetypeapplication/pdfspa
dc.language.isospaspa
dc.publisherUniversidad de Caldasspa
dc.rightsDerechos de autor 2010 Discusiones Filosóficasspa
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/spa
dc.sourcehttps://revistasojs.ucaldas.edu.co/index.php/discusionesfilosoficas/article/view/566spa
dc.subjectfreedomeng
dc.subjectancientseng
dc.subjectmodernseng
dc.subjectcoherentismeng
dc.subjectliberdadespa
dc.subjectantigosspa
dc.subjectmodernosspa
dc.subjectcoerentismospa
dc.titleJohn Rawls: a liberdade dos antigos e a liberdade dos modernos – pressupostos da justificação coerentistaspa
dc.typeArtículo de revistaspa
dc.typeSección Artículosspa
dc.typeJournal Articleeng
dc.identifier.eissn2462-9596
dc.relation.citationendpage165
dc.relation.citationissue17spa
dc.relation.citationstartpage151
dc.relation.citationvolume11spa
dc.relation.ispartofjournalDiscusiones Filosóficasspa
dc.relation.referencesBONELLA, Alcino E. (2000). Justiça como imparcialidade e contratualismo. Campinas, IFCH- Unicamp (Tese de Doutorado).spa
dc.relation.referencesBORON, Atilio A. Filosofia política moderna: de Hobbes a Marx. [on line] http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/secret/filopolmpt/filopolmpt.htmlspa
dc.relation.referencesBRINK, David O. (1989). Moral Realism and The Foundations of Ethics.New York: Cambridge University Press.spa
dc.relation.referencesCONSTANT, Benjamin. (1985). “Da liberdade dos antigos comparada à liberdade dos modernos”. In: Filosofia Política. Porto Alegre: LPM Editores.spa
dc.relation.referencesDANIELS, Norman. (1996). Justice and Justification: Reflective Equilibrium in Theory and Practice, New York: Cambridge University Press.spa
dc.relation.referencesGETTIER, Edmund. (1963). “Is Justified True Belief Knowledge?” In: Analysis No. 23.spa
dc.relation.referencesGONDIM, Elnora & MARRA, Osvaldino. (2008). “Rawls e a herança de Hobbes: convergências e divergências – um esboço”. In: Revista Intuitio, vol. I, no. 1, Porto Alegre.spa
dc.relation.referencesKYMLICKA, Will. (2006). Filosofia Política Contemporânea. São Paulo: Martins Fontes.spa
dc.relation.referencesLOCKE, John. (1994). “Segundo Tratado Sobre o Governo Civil: e outros escritos”. In: Clássicos do Pensamento Político. Petrópolis: Vozesspa
dc.relation.referencesOLIVEIRA, Manfredo. (1993). Ética e Sociabilidade. São Paulo: Loyola.spa
dc.relation.referencesOLIVEIRA, Nythamar Fernandes. (1999). “Hobbes, Liberalismo e Contratualismo”. In: id. Tractatus ethico-politicus. Porto Alegre: Edipucrs.spa
dc.relation.references________. (2003). Rawls. Rio de Janeiro: Zahar.spa
dc.relation.referencesO’NEIL, Onora. (2006). Em direção à Justiça e à Virtude: uma exposição construtiva do raciocínio prático. São Leopoldo: Unisinos.spa
dc.relation.referencesRAWLS, John. (1997). Uma Teoria da Justiça. São Paulo: Martins Fontes.spa
dc.relation.references________. (2003). Justiça como Equidade: uma reformulação. São Paulo: Martins Fontes.spa
dc.relation.references________. (1998). Justiça e Democracia. São Paulo: Martins Fontes.spa
dc.relation.references________. (2000). O Liberalismo Político. São Paulo: Ática.spa
dc.relation.references________. (1999). Collected Papers.(org. Samuel Freeman). Cambridge: Harvard University Press.spa
dc.relation.referencesRICOEUR, Paul. (1997). O Justo ou a Essência da Justiça. Lisboa: Instituto Piaget.spa
dc.relation.referencesROUSSEAU. (1978). “Do contrato social”. In: Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural.spa
dc.relation.referencesSILVEIRA, Denis Coitinho. (2007). “Teoria da justiça de John Rawls: entre o liberalismo e o comunitarismo”. In: Trans/Form/Ação, vol. 30, no. 1, p. 169-190.spa
dc.rights.accessrightsinfo:eu-repo/semantics/openAccessspa
dc.title.translatedJohn Rawls: the liberty of ancients and the liberty of moderns-presuppositions of coherentist justificationeng
dc.type.coarhttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501spa
dc.type.contentTextspa
dc.type.driverinfo:eu-repo/semantics/articlespa
dc.type.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionspa
dc.relation.citationeditionNúm. 17 , Año 2010 : Julio - Diciembrespa
dc.relation.bitstreamhttps://revistasojs.ucaldas.edu.co/index.php/discusionesfilosoficas/article/download/566/491
dc.type.coarversionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85spa
dc.rights.coarhttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2spa


Ficheros en el ítem

FicherosTamañoFormatoVer
discusionesfilosoficas-566.pdf269.1Kbapplication/pdfVer/

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Derechos de autor 2010 Discusiones Filosóficas
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Derechos de autor 2010 Discusiones Filosóficas